Para entendermos o que é pressão alta (ou hipertensão) e como ela se age no nosso corpo, primeiro precisamos entender como funciona o coração.

Para bombear o sangue pelo nosso corpo, o coração faz dois movimentos: o de contração, ou sístole, que empurra o sangue, e o de descontração, ou diástole, que movimenta o sangue de volta ao coração. O movimento do sangue nas nossas veias durante esse processo empurra nossas veias para fora. É a força desse “empurrão” do sangue que recebe o nome de pressão arterial

A força com a qual o sangue empurra nossas veias, ou nossa pressão arterial, é medida por milímetros de mercúrio (ou mmHg). Caso o sangue seja bombeado com muita força, ele começa a prejudicar nossas veias e isso pode gerar outros problemas em nossos órgãos. É a isso que damos o nome de pressão alta, ou hipertensão. A seguir, explicamos como nosso corpo fica quando nossa pressão está normal, quando ela está alta e quando ela está muito alta, ou em crise. Caso queira entender um pouco mais, tente verificar os números de sua pressão em casa ou na sua UBS de referência.

Sem alteração

A pressão arterial é considerada sem alteração quando seus valores são iguais ou inferiores a 120/80mmHg (ou 12 por 8, como falamos normalmente).

Pressão acima da média

Quando sua pressão está acima de 120/80mmHg, a maioria das pessoas não apresenta qualquer sintoma, especialmente nos casos em que a pressão está pouco elevada. Ainda assim, é possível sentir sintomas como dor de cabeça, dor na nuca, enjoos, tonturas e falta de ar, mas esses sintomas não são específicos da hipertensão. Por isso, é sempre bom fazer acompanhamento em sua UBS.

O que acontece se eu não controlar minha pressão?

As principais complicações que podem ocorrer caso você não controle sua pressão, em longo prazo, são infarto do coração, acidente vascular cerebral (derrame), insuficiência cardíaca, doença renal e arritmia cardíaca. Caso seus valores estejam acima de 120/80mmHg, é importante que você vá a sua UBS para entender se você possui hipertensão.

Existem algumas coisas que podem ser feitas para que sua pressão fique mais próxima da normal: rever sua alimentação, diminuindo o sódio; diminuir o consumo de álcool; praticar atividades físicas e cortar o cigarro são algumas delas, mas é importante que você vá até sua UBS.

Crise hipertensiva

Quanto sua pressão está muito alta (acima de 180/100mmHg) os sintomas podem ficar mais evidentes: dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, visão embaçada e sangramento no nariz são algumas coisas que você pode sentir. Nesse caso, é importante repousar por alguns instantes e medir sua pressão novamente. Caso ela permaneça alta, procure sua UBS assim que possível.