Segundo dados da SBH, Sociedade Brasileira de Hipertensão, um em cada quatro brasileiros apresenta essa condição, que se caracteriza pela maior pressão que o sangue exerce sobre os as artérias, vasos que levam o sangue do coração para a periferia. A hipertensão está relacionada a complicações no coração, como o infarto do miocárdio, e a complicações cerebrais, como o derrame cerebral (AVC).
Existe muita informação sobre o tema na internet, mas nem tudo pode ser levado a sério. Em busca de audiência, surgem “especialistas” que divulgam dados equivocados ou exagerados sobre o assunto. Os pacientes, por sua vez, ficam perdidos em meio a informações desconexas que podem levar a hábitos que pioram sua condição de saúde. Veja aqui alguns mitos e verdades sobre a hipertensão arterial:
- Retirar o sal da comida é suficiente para controlar a pressão arterial: MITO
O cloreto de sódio, substância que causa o aumento da pressão arterial, não está presente apenas no sal de cozinha. Ele também faz parte da composição do próprio alimento, especialmente das comidas com conservantes, como os enlatados, pratos congelados, embutidos, salgadinhos, tempero pronto e bolachas recheadas.
- O estresse aumenta a hipertensão: VERDADE
Quando enfrentamos momentos estressantes em excesso, o organismo libera adrenalina e noradrenalina (conhecidos como os hormônios do estresse), que promovem a contração dos vasos e, consequentemente, a elevação da pressão. Isso pode ocasionar instabilidade elétrica no coração, arritmias cardíacas e infarto.
“Cerca de 15% dos infartos podem ter sido causados por situações de estresse repentino e intenso, por isso é fundamental que as pessoas entendam os fatores que causam tensão e aprendam a lidar com eles de maneira mais tranquila, inclusive com ajuda de profissionais. O controle do estresse é uma mudança saudável no estilo de vida que ajuda a prevenir e controlar a pressão alta”, aconselha a nefrologista Dra. Frida Plavnik, porta-voz do Cuidando do Seu Coração e presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), parceira da iniciativa.
- O consumo de álcool está relacionado com o aumento da pressão arterial: VERDADE
Aqui, o problema é a quantidade, inclusive alguns estudos indicam que pequenas quantidades de álcool, como uma taça de vinho por dia, fazem bem à saúde do coração. Em quantidades acima de uma dose por dia para mulheres e duas para homens, o álcool está associado ao aumento da pressão arterial e aumento de peso, dois fatores de risco para doenças do coração.
- A hipertensão tem cura: MITO
A hipertensão arterial não tem cura, pois está associada a um fator hereditário. No entanto, pode e deve ser controlada. “Somente o médico poderá determinar o melhor tratamento para cada paciente, mas é importante ressaltar que em todos os casos, a mudança sustentada no estilo de vida é um passo fundamental no tratamento da hipertensão, – associado ou não a medicamentos”, comenta Dra. Frida.
- A hipertensão é uma doença que não apresenta sintomas: VERDADE
Na maioria das vezes, ela não causa sintomas. Em pouquíssimos casos, pode haver dor de cabeça, zumbido no ouvido, tontura ou outros indícios. Por isso, deve-se aferir a pressão pelo menos uma vez por ano, ou a cada seis meses, principalmente se houver histórico familiar de hipertensão.
É importante se informar por fontes confiáveis e, se tiver alguma dúvida, procurar um profissional de saúde na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Mantenha hábitos saudáveis e cuide do seu coração!