Evento de Empatia

Sensibilizando e engajando profissionais para o enfrentamento às DCNT

Descrição

O Evento de Empatia foi desenhado para envolver profissionais das UBS e gestores da rede de Atenção Primária em uma experiência empática, que os aproxima e os conecta às vivências e aos desafios de pessoas com condições crônicas, fatores de risco e usuários das unidades de saúde em geral. Esta experiência se desenvolve através de um circuito a ser percorrido pelos participantes, onde em cada estação (mesa ou roda de conversa) um grupo se depara com um tema a ser discutido ou atividade a ser realizada, com apoio de especialistas e profissionais de saúde. Uma estação de aferição de pressão, IMC e glicemia; rodas de conversa com médicos(as), psicólogos(as), nutricionistas, educadores(as) físicos; uma aula rápida de reanimação cardiopulmonar ou jogos lúdicos e didáticos que promovam conteúdos de saúde, prevenção e estímulo à Mudança de Estilo de Vida (MEV).

Objetivo

Sensibilizar e engajar gestores e profissionais das UBS e da rede de atenção básica em torno de estratégias, ações e boas práticas para o enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Materiais

Convite digital

Material gráfico para envio digital

Material didático para as estações do circuito

Apresentação de slides (PPT), vídeos e impressões de ferramentas para as dinâmicas (materiais podem ser viabilizados com apoio dos parceiros mobilizados)

Planilha Tempos e Movimentos

Planilha com desenho, roteiro e cronograma detalhado do evento, incluindo descrição de todas as atividades, estruturação destas em linha temporal, lista de materiais de apoio necessários e orientações aos responsáveis por cada etapa.