CEU Amigo do Coração | Cuidando de Todos
Atividade Física
Desafio 1
Que tal começar a dançar em casa?
Praticar atividade física é importante para nossa saúde e nosso bem-estar. Para quem não gosta das ginásticas tradicionais, a dança pode ser uma ótima alternativa. Dançar é uma das práticas mais antigas da humanidade e é uma atividade de expressão, diversão e relaxamento.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa, ou ainda uma combinação entre as duas, durante a semana para adultos.
Para crianças e adolescentes: 60 minutos de atividade física moderada à intensa por dia é a recomendação oficial.
Exercitar o corpo é fundamental para prevenir e tratar Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como as doenças cardíacas, o diabetes e o câncer.

Que tal começar a dançar dentro de casa? O Ministério da Saúde listou cinco razões para praticar dança, independentemente da modalidade ou estilo:
- Além de ser um exercício físico excelente, dançar é terapêutico.
- A prática é estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica mas também muito sentimento. Não usa só o corpo, exige alma.
- A dança tem o poder de espantar os males, o estresse do dia a dia.
- Não importa a idade, a habilidade ou a classe social, se movimentar embalado pelo ritmo da música é capaz de transformar um dia ruim em um dia maravilhoso. Também é capaz de transformar a vida da pessoa.
- Tem um ditado que diz: quem dança é mais feliz! Eu digo: se está procurando felicidade coloque uma música e dance!
Aproveite também para convidar as pessoas que moram com você para sair do sofá. Dançar pode ser um momento familiar de entretenimento e socialização.